BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os Dias de Mira Fernandes

Prof. Aureliano Mira Fernandes (1884-1958),
distinto matemático português
[Fotografia retrabalhada digitalmente em 25 de janeiro]

Em homenagem ao meu pai, Eng. Carlos Alberto Dias Ferreira, que hoje faria 92 anos, aqui fica também uma homenagem ao seu professor no Instituto Superior Técnico, que ele nunca esqueceu e de quem por vezes falava, com grande admiração pelo seu rigor, exigência e sabedoria. "Quase todos chumbavam, não percebiam nada do que ele dizia. O homem correspondia-se com Einstein!"

E a verdade é que este outro Dias Ferreira, lírico incorrigível, há algum tempo pôs-se a estudar os ensinamentos de Mira Fernandes, num compêndio editado pela Fundação Gulbenkian, a propósito de geometria, transformações covariantes e contravariantes, tensores, enfim, essas coisas bizarras que interessam aos que estudam a grande teoria do célebre Albert. Shalom!


Selo emitido em 2008,
pelos 50 anos da morte do matemático

6 comentários:

  1. Herdaste do teu pai a apreciação das coisas belas e da ordem matemática. Da geometria do Universo, dos valores da honestidade e da retidão de caráter.
    Junto-me à merecida homenagem a essa pessoa tão especial, que tanto admirei e de quem ainda sinto saudades.
    O que diria ele, se ainda cá estivesse e visse este Blogue, onde o seu filho, o tal lírico incorrigível, põe não sei quantas jeunes femmes nues?
    Coitado do senhor, paz à sua alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem disse que ele - além de outras coisas de indiscutível interesse - não apreciaria as jeunes femmes nues? Afinal, o Engº. também era um bocado lírico!
      Além disso, as jeunes femmes nues não são assim tantas e, ao que consta, a culpa é fundamentalmente do Donatien, que as desembarca no blogue à minha revelia.
      Fora isso, obrigado pelos elogios, que sabemos serem verdadeiros :-)

      Eliminar
  2. Como já devem ter percebido gosto muito de homenagens, a quem admiro, com quem aprendi algo e penso ser merecedor. É um ato sempre subjetivo, mas gosto. Assim, também gostei de visitar hoje o blogue do meu lírico amigo. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Tita.
      Uma questão digna de Hamlet: Os amigos de líricos (que visitam os seus blogues) não serão, também eles, líricos?
      Bj

      Eliminar
  3. Pois as homenagens têm o grande mérito de manter viva a memória de quem merece ser lembrado. Para sempre. Parabéns, Diferr, pelo pai que tem. Quanto ao Blogue e às suas criações artísticas, acho que se nascêssemos já com roupa e de chapéu, o desenho artístico da figura seria então tal e qual, com pregas e tudo, amarrotadas pelo nascimento. Mas como a verdadeira Arte é evidenciar o que melhor há nas formas de tudo quanto aparece neste mundo, antes de «nós» as estragarmos, que seja mostrado o que a natureza criou sem envólucros. Estou consigo.
    Grande abraço
    José Ruy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está uma opinião avisada de um estudioso da natureza humana que, por acaso, também desenha! ;-) Estou perfeitamente de acordo e, por acaso, também desenho (às vezes), e estou certo que Gustav Klimt também estaria de acordo; e, já agora, Alex Raymond, Milo Manara ou, sei lá, aquele rapaz chamado Modigliani; ou o jovem Peyo, que descobriu que a natureza criou uns pequenos seres azuis e nós não sabíamos. :-)
      Caríssimo amigo, obrigado pela solidariedade! Schtroumpf!

      Eliminar