BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Barcelona (1) - Salão de BD, 1984

Eu, Jesús Blasco, Chaves Ferreira e Jorge Magalhães... em 1984!

Ao fundo, Jorge Magalhães e Adriano Blasco; sentados: Alejandro Blasco, Eugénio Silva e eu; sobre mim debruça-se o perfil inconfundível de Geraldes Lino.

Em maio de 1984, recém-chegado do Brasil, integrei a "comitiva" de autores e outros amantes de BD ao Saló Internacional del Còmic de Barcelona. Lá conheci algumas figuras mais ou menos lendárias do meio, como Leopoldo Sánchez que me convidou a participar no seu projeto METROPOL - revista e editora -, Manfred Sommer ou Jean-Pierre Dionnet (que reencontrei há poucos anos no Festival da Amadora).
Frank Thorne passeava-se por ali, disfarçado de mago barbudo, com uma encarnação da sua indomável Ghita of Alizarr, cujas formas voluptuosas reproduzo a seguir.

Ghita of Alizarr by Frank Thorne

No último dia, Jesús Blasco convidou-nos para almoçar na sua casa, antes na memorável viagem de regresso a Lisboa - memorável no mau sentido!... Não sei quem tirou as fotografias acima mas descobri-as, um pouco por acaso, no site de José Abrantes e, mais recentemente, num artigo de Jorge Magalhães publicado no Tex Willer Blog.

Como saldo que poderia ter sido positivo, Leopoldo Sánchez, além de aceitar uma ilustração minha para capa da revista METROPOL, convidou-me a participar com bandas desenhadas. Foi assim que a editora me enviou um argumento de 6 páginas de Enrique Sánchez Abuli (o guionista da famosa série Torpedo, com desenhos de J. Bernet): “QUE FAZ UMA RAPARIGA COMO TU NUM SÍTIO COMO ESTE?” Recebi-o já em Portugal e levei-o, de regresso a São Paulo, onde ainda vivi até meados de 1985.

Infelizmente, aquela riquíssima época dos Comics em Espanha – que borbulhava de edições fora do mainstream, como METROPOL, e que tantos novos autores trouxe à ribalta – estava a terminar! Ou seja, tinha eu umas duas pranchas desenhadas, recebi uma carta do editor a pedir para suspender a sua realização. Na verdade, a Metropol deixou de existir e a BD de Abuli ficou incompleta por mais de dois anos. Só em outubro de 1986 a terminei, fortemente instado por amigos, sobretudo Geraldes Lino. O resultado, como não poderia deixar de ser, parece-me um pouco desequilibrado.
Contactei Abuli, que me respondeu que o panorama não estava claro em Espanha e que seria necessário aguardar para eventualmente publicar a história – quem sabe, talvez até que surgisse um novo projeto METROPOL!...

Nunca surgiu.

Mas a BD está feita. Foi divulgada num fanzine português, muitos anos depois e sê-lo-á aqui, a partir de amanhã.

A quién interesará? No lo sé, pero, coño, es una promesa!


QUE FAZ UMA RAPARIGA COMO TU NUM SÍTIO COMO ESTE?
página 2, imagem 6 (c) 1984-86 E.S. Abuli & L.F. Diferr

4 comentários:

  1. Grandes recordações que andas a acordar, caro amigo Luís.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, caro amigo Geraldes (o homem do perfil inconfundível), foi essa a sensação que tive ao ver as fotografias!
      Tanta coisa me veio à memória!...

      Eliminar
  2. Quantas saudades, pá, desse tempo!...Também me lembro muito bem da nossa "épica" viagem de autocarro até Barcelona, do regresso atribulado, em que nos fartámos de rapar frio de noite, mas sobretudo dos contactos que fizemos com tanta gente ilustre no Saló e do memorável almoço em casa de Jesús Blasco, na companhia de todos os seus irmãos! E como parecíamos tão novos nessa altura!
    Quanto à tua história tem, de facto, um "currículo" azarado, pois estava para ser apresentada nas "Selecções BD", quando a revista acabou também, um tanto ou quanto de repente. Fiquei frustradíssimo por não a ter publicado, em estreia...
    Um grande abraço do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, caríssimo Jorge!
      Parecíamos e éramos (mais) jovens :-) !
      Por coincidência, encontrei hoje um documento, que te enviei no dia 25 de julho de 2000, a propósito justamente da publicação da história nas "SELECÇÕES BD".
      Já não me lembro do que correu mal dessa vez mas terminava o texto com o seguinte comentário: "Aqui fica, portanto, pela primeira vez numa revista, com os meios-tons devidamente reproduzidos, a 'famosa' BD "QUÉ HACE UNA CHICA COMO TÚ EN UN SITIO COMO ÉSTE?"

      Talvez na sequência eu publique aqui excertos desse documento, que conta detalhes do percurso acidentado desta história (incluindo a famigerada viagem a Barcelona - ida e volta).
      Um grande abraço e beijinhos à Catherine.

      Eliminar