Retângulo de ouro e espiral no poster “KALLILEA e o centauro” /
Le
rectangle d’or et son spiral sur le poster “KALLILEA et le centaure”
(c) 2013 Luís
Diferr
Na semana passada, a propósito de uma exposição de trabalhos
de alunos, pus-me a investigar – novamente e mais aprofundadamente – a
denominada “proporção áurea” ou “divina proporção”.
Retângulo de ouro e espiral; número de ouro (ou razão de Phideas) /
Le rectangle d’or et son spiral ; le nombre d'or (ou de (Phideas)
Acontece que essa proporção, materializada no “retângulo de ouro”, tem surgido
recorrentemente na obra dos artistas ao longo dos tempos, muitas vezes
inconscientemente, outras propositadamente. Foi, por exemplo, propositadamente
que Phideas (c. 490 – c. 430 a.C.),
o escultor e arquiteto grego responsável pelo Partenon, em Atenas, a utilizou para estabelecer a forma desse
notável monumento.
Retângulo de ouro no Partenon / Le rectangle d’or sur le Partenon
Estimulado pelo assunto e pelo recente trabalho no poster de Kallilea, senti curiosidade de verificar se o “retângulo de ouro” e a correspondente espiral se aplicava à imagem. E o facto é que, para meu grande espanto e agrado, verifiquei que sim: adequa-se de um modo notável a diversos elementos da composição e a esta própria como um todo! :-)
Isto não foi, de modo algum, propositado mas é
extraordinário que opções instintivas, como as tomadas na criação desta imagem,
se enquadrem na “divina proporção”!!!
Mais linhas do “número de ouro” no poster “KALLILEA e o centauro” /
D’autres lignes du “nombre d’or” sur le poster “KALLILEA et le centaure”
(c) 2013 Luís
Diferr
C’est sans doute extraordinaire que des options d’instinct, comme celles prises récemment pour la création du poster de Kallilea, se mettent en conformité avec la « divine proportion » !!!
O Franciscano Luca Pacioli, autor de um livro
sobre “La Divina Proportione” (1496-1498), e um aluno / Quadro atribuído
a Jacopo de Barbari (1495)
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