BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Blade Runner & Devos IV


En 1983, à l’envers de travailler avec l’ombre, je travaillais avec la lumière ! C’était magnifique !

In 1983, instead of working with shadow, I was working with light! It was marvelous!
Sean Young em "Blade Runner", de Ridley Scott (1982)

Em 1983 eu estava um pouco farto da técnica tradicional da BD e procurava novos caminhos, gráficos e narrativos (porque uma coisa está ligada com a outra). “Blade Runner”, o fabuloso filme de Ridley Scott (mais do que “Alien”), teve um enorme impacto em mim e mostrou-me uma via particularmente interessante. Aliou-se a isso a descoberta acidental da técnica adequada – guache aplicado com aerógrafo sobre papel preto – e atirei-me com entusiasmo à criação da minha nova BD: uma história de F.C. chamada “Não há flores em Devos IV”.
“Não há flores em Devos IV” / Il n’y a pas de fleurs sur Devos IV” / There are no flowers in Devos IV” (c)1983 Luís Diferr


Eis que, ao invés de trabalhar com a sombra, trabalhava com a luz! Repare-se que o guache é uma tinta opaca, o papel negro absorve a luz e, contudo, é possível criar imagens luminosas e com belos efeitos de transparências. Magnífico! Infelizmente, a técnica revelou-se demasiado morosa, dificilmente aplicável a uma BD, mesmo supondo uma estrutura narrativa diversa da tradicional. Por essa razão a aventura ficou incompleta. Talvez hoje, com o recurso do Photoshop, a possa realizar!...
Publico aqui duas imagens de “Devos IV”. Outras virão em devida altura. Note-se que o título foi inserido em francês bastante mais tarde, por razões de mercado. A BD em Portugal é praticamente inexistente.

1 comentário:

  1. Pois, esse é um projecto que tenho pena que não tenha visto a luz do dia, até porque o que aqui aparece, se afigura bastante promissor. Ah, e fico muito contente por ver que não sou só eu o "maluquinho" pelo Blade Runner. Afinal, como dizia o K. Dick, os andróides não são obrigados a sonhar com carneiros eléctricos, eh! eh! eh! Um abraço e cá fico à espera de mais imagens do Devos IV para devorar.

    ResponderEliminar