BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tsunami, le projet – making of (1)


Que maior símbolo existe do Japão, face à adversidade, do que a valentia, coragem e abnegação dos Samurais?

Quis, desde logo, que a minha ilustração fosse uma metáfora: um Samurai em combate, intrépido mas impotente face a um poderosíssimo adversário… um Samurai que, mesmo desfeito, como tudo o resto, persiste na luta.

Dele tratarei amanhã. Falemos agora do fundo da ilustração.


O que mais me impressionou, nas primeiras imagens que vi do tsunami foi a tremenda força da água e da lama, que tudo destruíam e arrastavam. Implacavelmente!

Essa foi a fonte de inspiração para o fundo da minha ilustração (associada à imagética de Hokusai e dos biombos Namban): o vórtice destrutivo da água e da lama.

Rapidamente, esbocei o vórtice. Mas, uma vez que aquelas imagens de devastação provinham obviamente de filmes ou fotografias, optei por não produzir uma ilustração ao estilo tradicional da BD. Decidi, para o fundo, não desenhar água e lama mas sim recorrer a fotografias de pedras e areia, tiradas expressamente para o efeito numa pequena praia de Algés. Algumas dessas fotografias foram depois trabalhadas (deformadas e rodadas) de modo a inserirem-se no vórtice do esquisso.

Fotografia rodada

As duas "camadas": pedras (com areia e água) e lama

Acrescente-se que todo o trabalho de edição e montagem foi feito em Photoshop.

[CONTINUA]

Sem comentários:

Enviar um comentário