BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os Maias – cenas da vida romântica (1)


Estudo para Carlos da Maia

Estreou-se, há coisa de um mês, uma nova adaptação ao cinema de Os Maias – cenas da vida romântica”, dirigida por João Botelho. Desde então, ocorreu-me publicar alguma coisa sobre o projeto de adaptação do genial romance de Eça de Queirós para banda desenhada em que eu próprio trabalhei em 1988, para as Edições ASA e a pedido de Francisco Linhares.

Diversos afazeres foram adiando a intenção mas aqui está: a apresentação de alguns estudos realizados na altura.

Naturalmente, muito mais foi produzido, com base na leitura atenta da obra: notas; fase inicial do argumento; esboço de uma dezena de pranchas, etc. O projeto foi finalmente abandonado, a favor de “O Homem de Neandertal”, publicado em 1991.












Maria Eduarda

Esboços de estudo para “Os Maias”, projeto de adaptação para BD
 © Luís Diferr, 1988

[CONTINUA]

Sobre o filme de João Botelho: AQUI ou AQUI.

4 comentários:

  1. Tenho imensa pena que este projeto não tenha ido avante. Merecia ser concluído e publicado. Como todas as coisas boas e bonitas, não deveria ficar na gaveta, mas sim ver a luz do dia, para deleite dos leitores, sobretudo aqueles, que, como eu, adoram Eça de Queirós.
    Talvez, quem sabe, após a divulgação destes esboços, alguém possa vir a interessar-se por este projeto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, quem sabe!...
      Na verdade, o projeto não avançou por culpa de Herb Krox, Lady Blitz e outros, enfim daquele Homem de Neandertal que se intrometeu no processo.
      Bjs

      Eliminar
  2. Reconheci-os todos!! Gostei especialmente do Dâmaso Salcede!! Excelente projecto, Luís! [CONTINUA] mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  3. Aqui estão os investidores para contatar os detalhes do email, _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar Para abrir um caminho como mãe solteira, as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio se fortalecer e se expandir também. Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como essa aqui, mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair dessa dificuldade .. Obrigado.

    ResponderEliminar